Sistema de registro online agiliza trabalho de Agentes de Orientação Empresarial

Agentes já estão capacitados na região
JBO

Para agilizar o trabalho e garantir mais qualidade de atendimento aos empresários, os Agentes de Orientação Empresarial do Programa Negócio a Negócio, no sul da Bahia, agora tem à sua disposição um sistema próprio de registro de dados online. É o SiSNeg, onde farão o lançamento do histórico de cada uma das 7.214 empresas, totalizando 21.642 atendimentos este ano (com três visitas em cada empreendimento). O treinamento da equipe de consultores e agentes para uso do novo sistema aconteceu na quarta-feira,30, de 9h às 17h, no Ponto de Atendimento do Sebrae em Ilhéus.

A capacitação foi feita pelo gestor de sistemas de atendimento do Sebrae Bahia, Luís Eduardo Conceição da Silva, que destacou as vantagens de acesso a um sistema exclusivo para cada programa. “Haverá mais eficiência por causa da navegação mais ágil no site, maior número de relatórios gerenciais e um modelo de utilização simplificada, evitando equívoco de registros que ocorrem no método manual”, explica.

Com 13 agentes cadastrados para atuar no sul da Bahia, o coordenador do programa Negócio a Negócio, José Carlos Santos, espera alcançar ainda mais eficiência na ação da equipe e qualidade de atendimento ao empresariado local. Com as mudanças, os agentes não precisarão se deslocar aos pontos de atendimento para entrega dos diagnósticos empresariais. “Integrar todos os dados em só lugar vai facilitar bastante o nosso trabalho”, garante a agente Liliane Santos.

Entre os cases de sucesso do Negócio a Negócio, na região, está a empresária de Itabuna, Sônia Oliveira. Depois de 10 anos de trabalho informal, ela aprendeu a calcular o preço dos produtos e fazer fluxo de caixa e deu uma guinada nos negócios. “Aluguei dois pontos comerciais e agora tenho duas lojas no mesmo bairro. Com as maquinetas de cartão de crédito aumentei minha renda em 10 vezes”, comemora a empresária, que comercializa confecções e acessórios.

As empresas beneficiadas, com quadro máximo de quatro funcionários, atuam em Ilhéus, Itabuna e outros 26 municípios da área do Território de Cidadania Litoral Sul. Na primeira visita, o agente de orientação empresarial faz a prospecção, cadastro e diagnóstico do negócio. Nas demais, ele leva o resultado do diagnóstico, com as respostas, indicação de conceitos e tarefas. As soluções do Sebrae incluem a distribuição da cartilha informativa, orientações sobre critérios de planejamento do dia a dia, controle de estoque, formalização do Empreendedor Individual e capacitação presencial e a distância.